sexta-feira, dezembro 20, 2013

Quimioterapia e Yoga

Me olhando de frente
Estava para tirar fotos praticando Yoga para mostrar como me encontro no presente.
Vários quilos acima do peso normal, corpo duro, inflexível e muito dolorido, músculos flácidos por conta da falta de exercícios mais fortes e da quantidade de cortisona que tomei, cabelos crescendo com cachos incontroláveis, pele sensível e manchada pelos efeitos da quimioterapia.
Volto a ser uma iniciante, e sinto que é bem mais difícil iniciar aos quarenta anos do que iniciar aos dezoito anos, quando fiz minha primeira aula.
Mesmo com a auto estima baixa, enfrentei os sentimentos que me pediam para não tirar as fotos e fui. Minha querida tia Ro, com sensibilidade, humor e um olhar especial, tirou lindas fotos, mesmo num dia nublado.
Estas fotos têm como objetivo maior incentivar pessoas a praticar Yoga, mesmo que façam apenas pequenos movimentos, pequenos alongamentos, rotações das articulações, mesmo que seja só respirar, mesmo que seja somente ficar consigo por alguns minutos.

Estas fotos têm como objetivo ainda maior, mostrar que câncer têm cura, que o tratamento é difícil porém é possível. Que a quimioterapia deve que entrar no corpo, fazer seu papel, e nós não pacientes, mas conscientes do processo devemos ajudá-la a sair do corpo. Os exercícios do Yoga são uma excelente opção de apoio a cura. Ao fazer quimioterapia, pratique Yoga.







4 comentários:

  1. Olá Camila....fiquei triste ao saber que no final do ano passado seu curso seria interrompido por conta do tratamento. Mas agora estou muito feliz em saber que vc está bem, retornando para os assuntos ligados ao Yoga. Nesse ano de 2013 fiz um curso de capacitação em Hatha Yoga que foi muito importante para mim e pretendo dar continuidade em minha formação através de seu curso também. Um grande abraço e Boas Festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, grata pelo seu contato. Envie e-mail para cursos@camilareitz.com.br e podemos enviar as informações dos cursos para você. Grande abraço e 2014 cheio de saúde e luz

      Excluir
  2. Boa Noite Camila,
    O Nucleo Maha Vidya de Yoga e seus professores, situado em Barra de São João - RJ. Sensibilizou-se desde o início de sua luta. Não fosse a sabedoria que você desenvolveu em seu corpo tamanha resposta não seria dada. Que cada átomo de seu corpo, mente e espírito compartilhem da sua vitória. Merecida. Feliz Natal e Ano Novo. Namaste. Om.Tat.Sat

    ResponderExcluir